quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Seminário FIOCRUZ



Prezados amigos,

Como um dos objetivos da REMIC-DF é conhecer, participar e incentivar ações educativas no âmbito cultural/museual do Distrito Federal, temos, periodicamente, participado de encontros, seminários e demais eventos organizados por instituições amigas. O mais recente foi o Seminário da FIOCRUZ intitulado "Parceria: educação científica em espaços formais e não-formais". Por isso, gostaríamos de compartilhar um pouco do que vimos, ouvimos e vivenciamos nesta oportunidade de compartilhamento de idéias.

A palestrante Profª. Drª. Maria Helena nos falou um pouco sobre a escolarização dos espaços museais - seria o museu reproduzindo, assumindo posturas, comportamento e procedimentos relativos à escola - sobre a educação não-formal, informal e formal, a tricotomia existente entre elas e a necessidade de se estabelecer um contínum. O Prof. Dr. Giuliano Reis, usando uma situação educacional vivida no Canadá, abordou a super valorização da experiência extra classe em detrimento da sala de aula. Já a Profª. Drª. Erika Zimmermann nos lançou um questionamento bastante pertinente: "o espaço de educação não-formal modifica a visão dos estudantes sobre as aulas e conteúdos da educação formal?". E, encerrando as falas, a Profª. Drª. Luciana Sepúlveda nos colocou a perspectiva do professor em relação às exposições, compartilhando seu trabalho de pesquisa "Os professores e o museu: um estudo da apropriação pedagógica das expesições e do papel do professor durante a visita escolar".

Após a fala dos palestrantes, o grupo iniciou um debate, do qual destaco as seguintes perguntas/colocações:
- Como não escolarizar a visita ao museu ou instituição?
- Por quê não escolarizar as exposições?
- Tricotomia x Contínum | educação formal, não-formal e informal
- Qual o papel do mediador?

Foram citados artigos/livros que já foram lançados ou que estão prestes a serem lançados: "Sociedade sem escola" e "Escola é escola, museu é museu".

Ratificamos nossa indicação para que nossos membros e colaboradores participem desses eventos, palestras, seminários, encontros que divulgamos no nosso mailing ou aqui mesmo no blog. Profissionais renomados e gabaritados nos assuntos de nosso interesse tem participado, sempre com falas e participações muito proveitosas e enriquecedoras, tanto para nossa prática quanto para nossa formação.

Contando sempre com a participação de todos,

Rafaela Gueiros
Conselho Gestor REMIC-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para a melhoria dos nossos recursos de comunicação. Deixe seu comentário, opinião, dúvida, sugestão. Todos serão muito bem vindos!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Seminário FIOCRUZ



Prezados amigos,

Como um dos objetivos da REMIC-DF é conhecer, participar e incentivar ações educativas no âmbito cultural/museual do Distrito Federal, temos, periodicamente, participado de encontros, seminários e demais eventos organizados por instituições amigas. O mais recente foi o Seminário da FIOCRUZ intitulado "Parceria: educação científica em espaços formais e não-formais". Por isso, gostaríamos de compartilhar um pouco do que vimos, ouvimos e vivenciamos nesta oportunidade de compartilhamento de idéias.

A palestrante Profª. Drª. Maria Helena nos falou um pouco sobre a escolarização dos espaços museais - seria o museu reproduzindo, assumindo posturas, comportamento e procedimentos relativos à escola - sobre a educação não-formal, informal e formal, a tricotomia existente entre elas e a necessidade de se estabelecer um contínum. O Prof. Dr. Giuliano Reis, usando uma situação educacional vivida no Canadá, abordou a super valorização da experiência extra classe em detrimento da sala de aula. Já a Profª. Drª. Erika Zimmermann nos lançou um questionamento bastante pertinente: "o espaço de educação não-formal modifica a visão dos estudantes sobre as aulas e conteúdos da educação formal?". E, encerrando as falas, a Profª. Drª. Luciana Sepúlveda nos colocou a perspectiva do professor em relação às exposições, compartilhando seu trabalho de pesquisa "Os professores e o museu: um estudo da apropriação pedagógica das expesições e do papel do professor durante a visita escolar".

Após a fala dos palestrantes, o grupo iniciou um debate, do qual destaco as seguintes perguntas/colocações:
- Como não escolarizar a visita ao museu ou instituição?
- Por quê não escolarizar as exposições?
- Tricotomia x Contínum | educação formal, não-formal e informal
- Qual o papel do mediador?

Foram citados artigos/livros que já foram lançados ou que estão prestes a serem lançados: "Sociedade sem escola" e "Escola é escola, museu é museu".

Ratificamos nossa indicação para que nossos membros e colaboradores participem desses eventos, palestras, seminários, encontros que divulgamos no nosso mailing ou aqui mesmo no blog. Profissionais renomados e gabaritados nos assuntos de nosso interesse tem participado, sempre com falas e participações muito proveitosas e enriquecedoras, tanto para nossa prática quanto para nossa formação.

Contando sempre com a participação de todos,

Rafaela Gueiros
Conselho Gestor REMIC-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para a melhoria dos nossos recursos de comunicação. Deixe seu comentário, opinião, dúvida, sugestão. Todos serão muito bem vindos!